SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, PARTICIPA DE SEMINÁRIO MACRORREGIONAL DO PLANEJAMENTO GERAL DE AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE (PGASS). | Prefeitura Municipal de Aiuaba-Ce

S SECRETARIA DA SAÚDE

Representada  pela  secretária Lindalva  Moraes, a  Secretaria Municipal de  Saúde, participou  no último dia 8,  em  Juazeiro  do  Norte, de Seminário Macrorregional  do  Planejamento  Geral  de  Ações  e  Serviços  de  Saúde (PGASS), para  a  pactuação  de compromissos entre gestores e a identificação de vazios assistenciais. O seminário  aconteceu em Juazeiro do Norte, na segunda-feira (8), com 250 participantes. Estiveram com a secretária Lindalva Moraes, a Coordenadora Regional da 14ª CRES  Drª. Dulce  Feitosa, Secretário de  Saúde do Estado Dr. Henrique Javir e demais secretários municipais da macrorregião.

Na  reunião, discutiu-se o planejamento dos serviços de saúde  para a  melhoria  do atendimento à  popúlação.

De acordo com  a  portaria  1.631, de  outubro  de  2015, ficaram  definidos  os critérios e parâmetros para a organização dos serviços no âmbito do Sistema Único Saúde (SUS).

“O PGASS constitui-se  de ações de Assistência à Saúde, com ações e serviços da atenção primária, de urgência e emergência, da atenção psicossocial, da atenção ambulatorial especializada, da atenção pré-hospitalar e da atenção hospitalar; Vigilância em Saúde, com ações detalhadas de diagnóstico laboratorial de eventos de interesse de saúde pública e oferta de tratamento clínico e cirúrgico para doenças de interesse para a saúde pública e imunização; Assistência Farmacêutica, com ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional.”

Este  encontro, segundo  a  secretária  Lindalva  Moraes, diz  respeito  a  I  ETAPA,  que  tem  com  objetivo, divulgar  o Registro informatizado das diretrizes, objetivos e metas dos planos de saúde, dos três entes federados.

Mais informações  em: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa