SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO E PREVENÇÃO À IFLUENZA H1N1 | Prefeitura Municipal de Aiuaba-Ce

S SECRETARIA DA SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO E PREVENÇÃO À IFLUENZA H1N1

A  SME – Secretaria Municipal de Saúde, iniciou  a  campanha  de  prevenção  à  INFLUENZA H1N1. De  acordo  com  a  secretária  Lindalva  Moraes, as  ações  estão  acontecendo  tanto  na  sede  como  nos  distritos, por  meio  do  trabalho  realizado  pelas  EQUIPES  de SAÚDE da FAMÍLIA.

O  objetivo  da  campanha, é  informar  e  prevenir  a  população  da  INFLUENZA  H1N1, que  causa diversos  transtornos  à  saúde  das  pessoas.

Os  investimentos  em  saúde  é  uma  das  prioridades  da  gestão  Por  Uma  Aiuaba  Melhor. O  prefeito  Ramilson  Moraes  vem  dando  atenção  especial  nesta  área  desde  o  início  de  sua  gestão, o  que  é  notório.

ESCLARECIMENTOS  SOBRE  A  GRIPE  H1N1!!

01 O que é Influenza  H1N1 (gripe suína)?

É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. A partir de agora você vai ouvir na televisão, rádio e ler nos jornais o nome Influenza A/H1N1 e não mais gripe suína.

02 Como é transmitida a Influenza

É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. Não há registro de transmissão do novo subtipo da Influenza A/H1N1 por meio da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.

03 Quais são os sintomas da Influenza A/H1N1?

São sintomas semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

04 Qualquer pessoa pode pegar a Influenza A/H1N1?

O mundo está em alerta porque hoje em dia muitas pessoas viajam para diversos países. Se você chegou de uma viagem internacional e nos últimos 10 dias da sua chegada surgirem sintomas como febre alta (maior do que 38°C), tosse, dor de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada, procure um serviço de saúde e informe sobre sua viagem. O médico avaliará se você é um caso suspeito ou apenas um caso em que deve ser acompanhada a evolução dos sintomas.

05 Se eu pegar a doença, tem tratamento?

Sim, existe remédio por via oral, indicado pela OMS que combate o vírus da Influenza A/H1N1. Outras medidas como repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação podem auxiliar na recuperação da sua saúde. Ainda não temos uma vacina contra a Influenza A/H1N1. Os grandes institutos de pesquisa do mundo já estão trabalhando na produção de uma vacina. Os pesquisadores acreditam que será possível ter uma vacina para a Influenza A/H1N1 ainda em 2009.

06 ATENÇÃO: Quem deve fazer o exame para saber se pegou a gripe?

A confirmação por exame laboratorial será feita somente nos casos graves ou em amostras, no caso de surtos localizados. Não serão mais realizados exames em todas as pessoas com sintomas de gripe.

07 O que eu devo fazer se tiver dúvida sobre ter contraído a Influenza A/H1N1?

Para proteger as pessoas próximas: Cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir - Lave as mãos com frequência com água e sabão porque você pode ter tocado uma superfície que contenha saliva de uma pessoa infectada e ao levar as mãos à boca ou olhos pode se infectar. - Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados. - Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.